Arte para Tatuagem: e agora?

tatuagem_maribrusetti

Toda ilustradora já recebeu ou vai receber uma encomenda na vida: arte para tatuagem. Você acabou de receber um pedido desse. E agora? Nada de pânico, eu vou explicar tudo direitinho!

Primeiro de tudo: contrato

Você, ilustradora(x), recebeu um pedido de arte para tatuagem. A primeira coisa a se pensar: a pessoa realmente curtiu seu traço e seu trabalho e quer uma arte para eternizar na pele. Boa! Então você já sabe: essa arte é exclusiva. Ela pertence a você, como direito criativo, e ao seu cliente, como um único uso pessoal. Perante isso, a primeira coisa que eu falo é: faça um contrato de exclusividade e uso. Recomendo a leitura desse link e de como ele fala de contratos (página 37). Monte um contrato de serviço e eu indico incluir duas cláusulas. Uma de uso e outra de isenção quanto à tatuagem.

A cláusula de uso deve ser clara: essa arte pertence ao ilustrador como licença de criatividade (foi você quem fez) e você está dando ao cliente a permissão de usar para uma tatuagem. Portanto essa arte não deverá ser usada para mais nada, por ambas as partes.

A segunda cláusula é para te proteger quanto a tatuagem em si. Veja, nós nunca sabemos com quem essa pessoa vai tatuar. Tatuagem não é uma coisa barata e tem que ter confiança em quem faz. Você não pode ser responsabilizado pela tatuagem em si, quem realizou esse serviço é que se torna responsável. Outra possível cláusula é de não permitir que o/a tatuador(a) use a arte em outra pessoa.

tatuagem_maribrusetti

Preços

Se você está em dúvida em relação a quanto cobrar, lá vai um aviso: a pessoa provavelmente vai se assustar com a cobrança. Eu indico você ver o quanto vale a sua hora trabalhada e ver em cima disso. Desenho de tatuagem envolve aquela coisa chamada exclusividade. Então não tenha medo de cobrar. E fuja de cliente pedindo “precinho”, porque ele também vai pedir isso pro serviço da tatuagem e é aquela história: tatuagem barata tem fama de ficar mal feita. E consertar dá muito mais trabalho e custa três vezes mais. Se você é alguém iniciante, começando a cobrar por seus desenhos, o receio de jogar um preço vem também. Mas não se sinta intimidado. Você tem todos os direitos em cobrar por seu trabalho e por sua exclusividade criativa.

Leve em consideração o preço do material a ser usado e seu preço de hora. Caso não saiba os valores do seu material, eu tenho uma lista de materiais básicos de desenho que podem te ajudar a calcular tudo isso. Eu cobro usando horas dedicadas para criar e pela complexidade. Como sou eu mesma quem tatua, eu ja penso em quantas horas irei demorar para fazer a arte. Então o valor final fica entre R$100 a R$300. Mas esses são os meus preços. Os seus podem ser diferentes. Cada um tem o seu valor na criação e eu junto isso ao valor total da tatuagem.

Cobrança

Se você e seu cliente já chegaram em um acordo quanto ao valor e estão de bem com isso, chega a hora de cobrar. Entenda que seu cliente está te pagando por um serviço, ou seja, sua arte. Esse valor pode ser cobrado total antes do desenho ser feito ou na forma de uma parte antes e o resto depois (vai da sua confiança). O que você precisa deixar claro para seu cliente é que a arte vai ser feita, então ela vai ser paga. Se por um acaso o cliente desiste de tatuar mas ja pediu sua arte, ela vai ser cobrada e entregue. Então ele precisa pagar, mesmo que no fim desista de fazer a tatuagem em si.

Vale para todas as desculpas possíveis que as pessoas inventam para não pagar (ja ouvi tanta coisa que olha, é de chorar). Portanto, arte encomendada é igual a arte paga, independente do que acontecer no futuro. Eu ja levei muito calote de cliente, portanto cobro tudo antecipado, assim que a encomenda da arte é feita. Senão nem começo a rascunhar.

Alterações

Eu converso muito com os clientes antes de fazer a arte. Porque o que o cliente fala e o que o cliente realmente quer são coisas diferentes. Eu tento entender todos os aspectos, cores e formatos. Faço um rascunho bem prévio, e mostro pro cliente. Se é isso mesmo o que ele quer, eu trabalho em cima da ideia. Se o que ele imaginou era diferente, eu não saio do rascunho. Meus clientes têm duas alterações previstas nas artes mas geralmente chegam a ser detalhes pequenos para alterar. Mas fique atento no caso de clientes mudarem de ideia em relação ao desenho inteiro.

Se o cliente paga pelo desenho de uma flor e depois de uma semana pede pra alterar o desenho para um cavalo, são dois desenhos que ele esta pedindo, então são cobrados separadamente. Depois da aprovação do rascunho, qualquer coisa que não estiver inclusa no rascunho é cobrada a parte. Tomar esse tipo de postura é radical, mas ajuda muito para evitar problemas.

tatuagem exclusiva maribrusetti
Tatuagem criada para cliente que ama zumbis e efeitos especiais. Tattoo realista parecendo um machucado.

Criação

Seu cliente provavelmente vai ter noção de onde ele vai querer tatuar seu desenho, e isso tem que ser levado em conta por duas coisas: tamanho e distorção. Uma arte com mais de 15 cm de largura no braço ja se torna um desenho cilíndrico e tem que ser se a arte fica bonita com esse tipo de distorção. Tatuagens pequenas demais tem que ser feitas por pessoas que sabem trabalhar bem com a agulha. E grossura de linha e traços têm que ser levados em conta para não sair errados na pele.

Cores e degradês devem ser feitos com cautela. Cor de desenho em fundo branco é uma coisa e tinta de tatuagem em pele é outra. Existem distorções nas cores, e o rosa que você usou no desenho com fundo branco talvez não fique tão lindo na pele. Sempre aconselhe seu cliente a ver essa parte de cores/aquarelas/degradês com quem vai tatuar, para não ter erros.

No fim, faça uma arte em um bom tamanho de tatuar (10 cm para tattoos médias e nos braços, 20 cm para tattoos grandes para braços e pernas ou 30 cm para as costas ou local grande) contando distorção e cores.

 

Se depois de tudo isso você ainda estiver com alguma dúvida, fala aqui nos comentários que eu tento te ajudar!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.