Como eu uso o meu planner Moleskine

Eu mal compartilho, mas uso sempre um planner. Ja faz alguns anos que adotei pra vida o uso de um planner/agenda. Mas e aí, como eu uso o meu planner? Esse ano estou usando um planner da Moleskine, edição do Star Wars. E agora vou mostrar como organizo a minha semana. Vem!

Meu moleskine é um daqueles weekly planner, ou seja, os dias da semana aparecem de um lado e a página ao lado é uma folha com linhas para você montar como preferir. Eu começo a montar a semana separando alguns tópicos:

*monto a tracking list de hábitos da semana

Eu monto o meu hábitos da semana baseada em atividades que eu quero/preciso fazer todos os dias e aí quando fizer é só dar um checkzinho. Tudo o que está ali só é marcado como válido se for feito por pelo menos 20 minutos. Parece pouco tempo mas em 20 minutos de leitura eu estou criando um bom habito e voltando a ler como antes. E 20 minutos de exercício todos os dias têm me trazido mais disposição para fazer as tarefas sem reclamar tanto.

*crio uma linha nos dias em que eu preciso fazer as tarefas domésticas

Coluna para coisas corriqueiras, como lavar roupa, varrer o chão, tirar o pó. Eu preciso anotar isso para fazer ou senão a procrastinação ganha! Fico arrastando por dias uma coisa simples e rápida de fazer. Anotar essas tarefas de casa me ajudam a pensar e deixar a casa mais arrumadinha.

*separo a primeira linha para criar o acompanhamento dos números do instagram e youtube

Nessa semana eu ainda adicionei a coluna dos desafios de desenho, onde eu anoto o tema, a @ que está promovendo o desafio e as hashtags que é para usar quando postar. Eu tenho me divertido fazendo os desafios de desenho (e você pode conferir tudo no meu instagram de arte @colorsofmari). Teve um feriado aqui na Holanda, que eles chamam de segunda de Pascoa. Por isso, a minha segunda feira ficou vazia e começei as tarefas na terça.

As semanas ficam coloridas e cheias de adesivos e desenhos

Essa aqui é a página na semana anterior, para vocês verem que eu sou mais ou menos organizada na agenda. Mas eu não sou tanto quanto deveria! E marco os assuntos importantes e diferentes com marca texto colorido. O azul é para as ilustrações e desenhos e o rosa para assuntos relacionados aos meus canais de comunicação, como o instagram e o youtube.

Nem sempre eu preencho a página das linhas, porque em algumas semanas eu me viro bem sem precisar consultar a agenda. Mas em outras preciso ficar anotando as coisinhas. Outra coisa que venho anotando são as refeições, o que eu como no almoço e na janta. Devido ao meu intestino doido, eu fico anotando para saber se alguma refeição pode me fazer mal e eu evitar de comer aquilo de novo. Estou monitorando para ver o que realmente me faz mal e o que não faz e tentar melhorar esse aspecto na minha vida.

Eu colo adesivos, uso marca texto e até desenho plantinhas em algumas semanas.

Depois de preencher algumas coisas mais pendentes da semana minha organização ficou assim. Eu geralmente monto tudo isso na segunda de manhã e por isso os finais de semana geralmente ficam vazios. As tarefas são quase sempre iguais nas semanas, mas é o meu jeito de organizar que me lembra de fazer tudo! Eu anoto até o dia em que preciso montar a lista do mercado. Daqui a pouco sou uma daquelas pessoas que marca a hora do banho, hahahaha.

E aproveito para deixar a última foto com as tralhas que eu comprei no feriado de páscoa, como o livrinho de adesivos da @studiostationary (mostrei ele no stories fixado do meu instagram de arte @colorsofmari) e o caderno da Leuchtturm1917, um sonho antigo de consumo que finalmente tenho.

Como você faz para se organizar? Mantém um planner ou um bujo?

Deixe uma resposta