Materiais de desenho #2: canetas marker

Materiais de desenho não são uma coisa tão simples assim, mas com atenção dá para explicar direitinho. No post anterior da série de materiais de desenho (clique aqui) eu falei sobre os materiais mais básicos de iniciantes. Agora vamos dar um passinho para frente e começar a falar sobre canetas. Vem comigo!

Canetas de Desenho

Caneta Hidrocor

São canetas cuja tinta é feita à base de água (algumas com mistura de álcool e água) que servem para pintar ou desenhar. Costumam manchar as costas da folha se passar muitas camadas. Algumas marcas podem duplicar a cor quando passadas duas vezes no mesmo lugar. Fazer camadas com essas canetas prejudica bastante o papel, sendo normal acabar rasgando se a gramatura for pequena.
Existem alguns modelos especiais, das marcas Sakura (canetas Koi), Faber Castell (canetas Poska) e Tombow, por exemplo. Têm duas pontas, uma fina e uma ponta pincel, e possuem uma vasta gama de cores. E também entram as canetinhas escolares nessa lista.

Caneta Marker (marcadoras)

As canetas markers são canetas á base de álcool, com diversas marcas e estilos, com muitas cores e forte característica de dar cores fortes e sólidas em desenhos. Geralmente possuem duas pontas, que dependendo da marca podem ser ponta pincel, ponta chanfrada, ponta fina ou ponta palito. As marcas mais conhecidas são a Promarker, Prismacolor e Copic. Quando pintadas, enquanto ainda não secam, essas canetas formam a cor, que fica sólida quando o alcool evaporar. Com a cor sólida pronta e sem agressão às camadas do papel, ainda é possível pintar com lapis de cor aquarela em cima. Existe o papel Canson marker, mas quanto menor a gramatura, menos tinta ela suga da ponta da caneta. Indico o uso de sulfite 90gr. Mancham não só as costas do papel como o que mais estiver em baixo, então cuidado ao manusear.

Caneta Permanente

Também á base de alcool, mas com a diferença que as canetas permanentes não criam uma cor sólida única ao secar. Algumas marcas são a Poska e a Sharpie. Além disso, a caneta da Talens, a Ecoline Pen, também entra nessa categoria.

Caneta Aquarelável

São canetas permanentes á base de água e álcool, que mancham a folha e possuem uma característica extra: com um pincel com água, você consegue puxar o pigmento no papel. Assim, dá para se criar manchas nas pinturas com efeito aquarelável. É possível, ainda, usar a caneta como base de pintura de aquarelas. As marcas que fazem essa caneta por enquanto é a Talens, com a Ecoline Pen, e a Winsor&Newton com a Water Color Marker.

Caneta Acrílica

Uma caneta com reservatório onde a tinta acrílica permanece em estado líquido no interior, até que ela saia pela ponta da caneta. As pontas são ásperas e “afundáveis”. Assim, você precisa sacudir bastante a caneta para ela deixar a tinta misturada e apertar a ponta contra a folha varias vezes até o pigmento sair. Costumam ser permanentes em quase todas as superfícies. No Brasil, a Molotov é a principal marca, e eu inclusive fiz um vídeo sobre:

 

Dúvidas e sugestões por favor deixe nos comentários que eu respondo!

Deixe uma resposta