Mostre Seu Trabalho – Austin Kleon

Mostre seu trabalho, de Austin Kleon, foi o livro do mês de fevereiro do Clube do Livro Infinistante, das lindas Loma, Maki e Mel. Saiba como participar clicando aqui.

Eu não sou uma pessoa que costuma escrever resenhas de livros (na verdade, só resenhas de material de arte) mas vou tentar! Na verdade, não uma resenha em si, mas uma reflexão sobre o livro. Bora?

Mostre seu Trabalho! é um livro de leitura fácil, rápida e constante. O que pode ser melhor do que isso? Ah, sim, além de tudo isso, é um livro que instiga seu “eu” criativo, que busca criar pontos de interrogação no caminho, que propõe ações a serem tomadas e que te leva a pensar que o processo é delicioso.

Como artista, eu sempre amei processos. Tanto os de criação própria quanto o dos outros. Minha parte favorita é criar os cadernos com ideias, escrever sobre, pesquisar e deixar as ideias fluírem. O processo, é sim, a melhor parte da jornada. E esse livro te convida a compartilhar de tudo isso, do seu processo, de como você trabalha. Compartilhe mesmo, afinal seu trabalho é você. Não há como alguém copiar seu processo, pois cada um é único. E essas são as lições que podem ser compartilhadas, e não vendidas. Você vende sua arte pronta, mas não vende seu processo – você o compartilha.

E mesmo assim o livro é uma leitura boa e realista, com pontos onde todo artista/escritor já passou. Seja na fantasia de criar um publico enorme por conta do seu trabalho compartilhado ou na realidade de criar por que você quis e mesmo assim compartilhou. Eu sou uma grande fã de como Austin Kleon escreve, pois é aquele misto de fantasia com realidade que só sinto em pouquíssimos livros. Ainda mais obras sobre criatividade e mexer com artistas (aquelas pessoas que fazem algo, não necessariamente criativo).

Esse livro veio em uma boa hora na minha vida. Veio em um momento onde eu precisava me reorganizar (fiz uma reflexão sobre isso no post passado) e também continuar com o que já faço. E eu indico para qualquer pessoa que precisa disso, de uma pausa para pensar, refletir e organizar. Como o autor mesmo diz, não um recomeço, mas um começar de novo. Não é começar do zero, porque não dá pra não aprender nada com seus projetos anteriores. Mas sim usar essa experiência e continuar começando.

Com uma meta diária bem simples de ler 20 minutos por dia, eu li o livro em poucos dias. E foi um alívio enorme ver que esta pequena meta no meu dia transformou minha leitura. Em 20 minutos dá para ler bastante, não cansa, não exagera e se você continuar no pique, dá pra estender o tempo. E eu consegui fazer isso. Estou empolgada, tanto com o livro quanto ver que cumpri o que queria. E quero ler mais agora. Será que meu habito vai voltar?

E você, conhece o livro? Eu indico muito. E se já leu, comenta aqui para podermos conversar.

2 Replies to “Mostre Seu Trabalho – Austin Kleon”

  1. Onee, eu amei a sua resenha. Li algumas resenhas dos participantes do clube (uma melhor que a outra) mas a sua me impressionou por ter uma visão mais artística. Muitas pessoas falaram sobre como o livro motivou, como ensinou o perder o medo de compartilhar, e etc. Mas um item que você destacou – e que foi o item que mais me tocou também – foi o de focar nos processos. Você disse “o processo, é sim, a melhor parte da jornada” e eu confesso pra você que o Austin me pegou de jeito nessa parte. De uns tempos pra cá eu tinha desanimado de criar e perdido o gosto, sabe? Me perguntei inúmeras vezes porque eu ainda estava criando, quais os motivos de ter feito tudo isso. Com o livro eu me lembrei: eu amo o processo. Amo escrever, fotografar, aprender ferramentas novas. Compartilhar o que eu aprendi. Esse livro resgatou o meu gás em criar. Eu fico muito feliz que vc leu e gostou! Obrigada pela sua resenha e por fazer parte desse projeto que amamos tanto!

    1. Nossa onee, eu realmente acredito na nossa jornada criativa e que o processo é uma delícia. Nunca se esqueça que sem o processo não existe resultado final, não existe obra finalizada. Então vamos aprender a aproveitar e curtir mais nossos processos, porque obras finalizadas ja acabaram e é hora de começar outra. Espero que a sua motivação seja tão bonita quanto a minha <3

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.