Sketchbooks: o que é e como manter um

O sketchbook é um caderno de desenho, mas não de ilustrações. Isso significa que o caderno não é para ter desenhos completos, com detalhes e prontos para encantar a todos. Um sketchbook é muito mais pessoal do que parece. É um caderno onde colocamos nossos pensamentos, ideias e processo criativo. Sketchbooks vem do inglês, sketch (rascunho) + book (livro), que pode ser traduzido como livro de rascunhos, ou então, livro de processos.

Carregar um caderno o tempo todo pode parecer algo ruim, mas existe uma incrível vantagem. Pensar e imaginar uma composição é fácil, mas esquecer essa ideia é mais fácil ainda. Para esse momentos onde não conseguimos parar para realmente desenhar o que imaginamos, podemos criar um rascunho rápido no sketchbook, ou caderno de desenho. Ele é o seu apoio para ideias, e transforma-lo em um depósito de rascunhos pode te ajudar.

Para os momentos que rascunhamos ou pelo menos escrevemos a ideia, ela se concretiza no papel e sai da sua cabeça. Você pode até não desenhar ela, mas certamente servirá para quando quiser desenhar e estiver sem ideias. Por isso, quando rascunhar ou escrever no sketchbook a sua ideia, não poupe detalhes. Quanto mais puder detalhar, melhor irá compreender seu processo criativo.

Além disso, o sketchbook também serve de apoio para teste de cores e materiais. Acostume-se com a ideia de um caderno cheio de anotações, desenhos rápidos, coisas inacabadas. Acostumar o seu cérebro a ver somente ilustrações finalizadas causa cansaço na hora de criar, pois ficamos impacientes para ver o resultado pronto. O ideal é tirar uma hora por dia para desenhar, nem que sejam rascunhos. Criar metas e desafios ajudam, e por mais que você ache que o seu traço está torto, ele ja é o seu esforço em aprender a desenhar. Encontre algum artista no youtube a assista a vídeos acelerados de desenho ou pintura, mesmo que você não entenda o que a pessoa está dizendo (tenho alguns videos aqui). Arte às vezes precisa somente ser vista. Ver outras pessoas desenhando estimula o seu lado criativo.

Como se inspirar

Mais uma vantagem do sketchbook é que, como ele é seu apoio de ideia, experimentações são bem vindas. Sinta-se á vontade para testar misturas, colagens, efeitos, literalmente colar sua cabeça no caderno. Existem alguns livros que ajudam o processo criativo de formas bem diferentes. Um deles diz para você amarrar uma fita no caderno e arrastar pelo chão enquanto faz uma caminhada. Parece um absurdo? Para seu cérebro, sua arte está indo com você aonde for. Se você é uma pessoa visual, como provavelmente deve ser, entre em sites como o Pinterest e procure por termos em inglês como ‘art journal’, ‘collage book’, ‘sketchbook’, ‘artbook’, entre outros. Os resultados da pesquisa traz imagens que irão estimular sua criatividade, e dará vontade de criar cadernos onde é possível revisitar meses, anos depois.

Se você acha que tem coisa demais na cabeça, não se preocupe. Além de um canto de rabiscos, o sketchbook é também seu caderno criativo. Pense como uma extensão escrita de como sua cabeça funciona para desenhar e criar. Não é complicado de se acostumar com ele e não sinta que abandonou tudo porque ficou vários dias ou até meses sem abrir. Simplesmente pegue, abra, escreva, desenhe, rabisque, crie. Não sinta-se pressionado a criar, este ato tem que ser natural e vir com muitas ideias.

Como se inspirar?
Pinterest
Instagram
-Livros como “Roube como um artista” e “Mostre seu trabalho” ajudam a pensar como um artista e “1 página de cada vez” e “Destrua este livro” ajudam a instigar a criatividade com o lado esquerdo do cérebro.

E você, como começa e usa seus cadernos?

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.